Skip to main content

Como utilizar Tabelas nas Regras ABNT

Se você está fazendo um trabalho e precisa seguir as regras da ABNT, precisa ficar atento quando precisar incluir tabelas, porque apesar delas ajudarem a deixar as informações mais organizadas, precisam ser feitas da forma correta, de acordo com as normas estabelecidas.

Utilizando Tabelas no formato ABNT adequadamente

Para começar é bom lembrarmos que a tabela, de acordo com as regras da ABNT, precisam ficar com os lados esquerdo e direito abertos.

O que fica fechado é a parte superior e também a parte inferior e jamais deverão ser utilizados traços horizontais e nem verticais para separar os números.

tabela-abnt-04

 

Quem já está acostumado a utilizar tabelas no Word ou até mesmo no Excel, precisa ficar muito atento porque pelas regras da ABNT o visual da tabela fica bem diferente do que estamos acostumados a ver.



Nas tabelas dos softwares mais utilizados, como no Office, os quadros ficam totalmente fechados, utilizando dos traços horizontais e verticais para dividir toda a tabela e manter as informações visivelmente separadas por estes traços, mas pelas regras da ABNT, o resultado fica bem diferente deste.

tabela-abnt-03

Você vai ter que observar que a Tabela vai estar bem próxima ao texto no qual foi mencionada e o título deverá ficar logo acima da tabela e precisa ser numerado, usando a fonte no tamanho 10, com alinhamento centralizado e o espaçamento utilizado é o simples.

Por fim, logo abaixo da tabela deverá ser citada a fonte dos dados nela contidos.

Confira outras informações sobre como utilizar as Tabelas pelas regras da ABNT

As tabelas sempre deverão ser delimitadas na parte de cima e também na de baixo, utilizando traços na horizontal que podem ser um pouco mais fortes que os traços utilizados nas linhas da parte interna da tabela.

  • Jamais deve-se utilizar traços verticais para delimitar a tabela em suas partes externas.
  • Utilize traços horizontais para delimitar o cabeçalho.
  • Lembre-se que toda tabela deve ter o seu próprio significado.
  • Numere cada uma das tabelas sempre utilizando algarismos arábicos.

Uma observação que não pode deixar de ser feita é quanto a parte estética da tabela, algo que geralmente é deixado de lado.

tabela-abnt-05

Fique atento aos dados que estão disponíveis em sua tabela, porque toda tabela tem a função exclusiva de informar, apresentando dados, então cuidado para não deixar uma quantidade muito grande de espaços em branco, pois isto é muito ruim para o seu trabalho, pois vai ficar parecendo que a tabela ficou perdida ou incompleta.

Outra questão muito importante a ser observada é quando acontece da tabela precisar ser dividida em mais de uma página, pois neste caso será preciso repetir o Cabeçalho em todas as páginas, sendo que o Título continuará apenas na primeira.

Em cada nova página utiliza-se o “continua” e na última insere o “conclusão”.

Se você tem uma tabela com poucas colunas e um número maior de linhas, poderá conseguir uma organização melhor, colocando a tabela lado a lado, sendo que as partes verticais deverão ser separadas utilizando 2 traços verticais e os cabeçalhos das colunas em ambas.