Skip to main content

Como Fazer Resenha ABNT

Muitas pessoas estão tendo dificuldade para criar uma resenha que siga as normas da ABNT e não é por menos, pois há uma série de detalhes a serem observados e orientações que precisam ser seguidas.

A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – é o órgão que tem a responsabilidade cuidar de toda a normalização técnica no Brasil. A entidade privada, sem fins lucrativos, criou estas normas técnicas de forma que os trabalhos pudessem ser padronizados e a troca de informações fosse feita de forma mais fácil e também mais ágil.

A NBR – Norma Brasileira aprovada pela ABNT, que se refere às resenhas, é voltada para as resenhas que são escritas e impressas, não sendo aplicada às resenhas que são desenvolvidas e disponibilizadas no mundo virtual.

Como fazer uma Resenha

A resenha tem como principal característica, o fato de ser um breve texto, como se fosse um resumo mas que é feito comentando o trabalho realizado. A resenha precisa ter uma ótima qualidade em seu conteúdo e é preciso dominar muito bem as normas da ABNT para que ela fique padronizada.

Todo o texto da resenha deve ser feito de forma uniforme, não podendo conter subdivisões e na primeira folha deverá constar a referência bibliográfica da obra que está sendo comentada.



Resenha-ABNT-01

Ao final da resenha, é que vem o nome, a titulação acadêmica e também a filiação institucional do resenhista. Em uma resenha é sempre bom evitar a citação de outras obras.

Resenha Resumo e Resenha Crítica

A Resenha Resumo, como o próprio nome indica, é aquela onde se faz um resumo do conteúdo, seja do livro, de um capítulo, filme, peça teatral, espetáculo, etc.. Neste tipo de resenha o resenhista nunca deverá fazer qualquer tipo de crítica ou sequer julgamentos de valor. A Resenha Resumo é apenas um informativo, pois o objetivo dela é simplesmente o de informar.

Já a Resenha Crítica tem, não só o resumo da obra, como também irá fazer uma avaliação sobre a mesma, trazendo uma crítica e podendo oferecer ao leitor, os aspectos positivos e negativos segundo o seu ponto de vista. A Resenha Crítica é um texto informativo, mas que também traz a opinião do resenhista.

Resenha crítica
Resenha crítica

Na grande maioria das vezes, a Resenha é feita para divulgar algum material cultural, seja um livro, filme, peça teatral, entre outros e quase sempre é veiculada através de jornais, revistas e agora também pela internet.

Resenha feita pela ABNT

  • Informe os dados bibliográficos a respeito da obra que está sendo resenhada.
  • Lembre-se da sinopse do livro resenhado.
  • Resuma em 3 a 5 parágrafos.
  • Faça uma análise crítica, expressando suas opiniões, podendo até fazer comparações.
  • Faça a recomendação ou não da obra resenhada, podendo especificar se é uma leitura indicada para crianças, jovens, adultos, estudantes, etc.
  • Identifique o autor do conteúdo resenhado.
  • Assine sua resenha e lembre-se de informar as referências feitas na sua resenha, caso as tenha feito.

exemplo-de-resenha-critica-1-638

O texto é com alinhamento justificado e não use negrito e nem espaçamento entre os parágrafos.
Para ser uma boa resenha, lembre-se ainda de garantir um português corretíssimo, ideias claras e uma boa estruturação.