Skip to main content

Conclusão ABNT – Concluindo sua monografia corretamente

A “Conclusão” de um trabalho, seguindo as normas da ABNT, é onde será feita a conclusão final de tudo que foi comentado ao longo do trabalho e também os objetivos. O importante é que ao mencionar os objetivos se tenha uma conclusão para cada um deles, mostrando assim que os objetivos propostos no trabalho foram alcançados.

Mas a Conclusão do trabalho também pode trazer além dos objetivos, as hipóteses, sendo assim, podemos entender que a Conclusão de um trabalho, traz a síntese dos resultados do trabalho feito.

A finalidade da Conclusão é fazer como que uma recapitulação dos resultados da pesquisa que foi realizada.

conclusao-abnt-01

Pode, o autor do trabalho, manifestar-se nesta hora, expondo o seu ponto de vista sobre os resultados que conseguiu, além de falar sobre o alcance do seu trabalho e ainda, deixar em aberto algumas abordagens que poderão ser consideradas em outros trabalhos, como que se fossem para servirem de inspiração para as pessoas que pesquisarem o seu trabalho futuramente.



Dicas para fazer uma boa Conclusão pelas normas ABNT

Uma dica importante é não ficar repetitivo, tentar ser mais objetivo e mostrar apenas os resultados que realmente tiveram importância e também, mostrar a contribuição que você estará deixando com o seu trabalho.

Cada autor poderá decidir se quer ou não falar sobre a repercussão do trabalho e neste caso, a grande maioria prefere não abordar este aspecto e é o mais aconselhável mesmo, a não ser que o trabalho tenha realmente, causado uma grande repercussão.

conclusao-abnt-02

Normas ABNT para a Conclusão de um trabalho

A Conclusão de um trabalho, seguindo as normas da ABNT é relativamente simples, afinal, quem fez todo o trabalho não encontrará dificuldade para concluí-lo. E as normas para a Conclusão são claras, confira:

  • a Conclusão deverá ser feita em uma nova folha;
  • claro que você vai iniciar nesta folha com a palavra CONCLUSÃO, sendo todas as letras em maiúsculo, em negrito e no tamanho 4;
  • a borda superior deverá ser de 8 cm;
  • e lembre-se que a numeração dos capítulos sempre deve ser em números romanos e na ordem sequencial.

Outro detalhe importante a ser observado é que o espaço deve ser de 1,5 entre linhas e agora é só analisar todos os objetivos que foram propostos em seu trabalho e assim, você deverá apresentá-los e inserir os argumentos que forem necessários para demonstrar que tais objetivos foram alcançados, mostrando então, os resultados.

Nada impede que você pegue um modelo pronto de algum trabalho para que possa ver como a Conclusão é feita, mas claro que esta Conclusão já pronta lhe servirá apenas de exemplo, o que vai facilitar para você fazer a Conclusão de seu próprio trabalho.

conclusao-abnt-03

A nota final de um trabalho é baseada em cada uma das partes, então não tem sentido você se esforçar para fazer um excelente trabalho e no final, no momento da Conclusão, acabar perdendo pontos.

Procure não ter pressa no momento de desenvolver a Conclusão e se for o caso, leia e releia o seu trabalho, pois na Conclusão você vai ter que mostrar em poucas linhas que está totalmente inteirado com os objetivos lançados e os resultados obtidos.