Skip to main content

Como fazer SUMÁRIO nas Normas ABNT

Devemos lembrar que as normas da ABNT são indispensáveis para que os trabalhos possam contar com uma uniformidade, uma padronização e assim fique muito mais fácil de ser compreendido por todos aqueles que o acessarem e também para os pesquisadores.

A ABNT está sempre revisando suas normas, procurando mantê-las atualizadas e fazer com que os trabalhos fiquem cada vez mais simples para quem está lendo. Um trabalho quando obedece um padrão, fica muito mais fácil de ser compreendido, não há dúvidas.

São poucas as mudanças que a ABNT realiza em suas normas, mas é preciso ficar sempre muito atento a elas, para garantir que o trabalho estará seguindo à risca, todas as normas que são estipuladas por ela.

sumario-abnt-04

Uma das principais dúvidas é no que diz respeito ao Sumário e ele é um dos itens presentes em todo o trabalho e precisa ser muito bem feito e estar rigorosamente dentro das normas da ABNT, pois é ele que vai apresentar todas as enumerações das páginas e também as seções do trabalho, tendo um alinhamento à esquerda, sem recuo, entre outros detalhes, conforme veremos abaixo.



O Sumário de acordo com as normas da ABNT

O “Sumário” é onde indicamos no trabalho, de acordo com as normas da ABNT, todas as divisões contidas em nosso trabalho, ou seja, você irá inserir os capítulos, as seções, as partes, entre outros. E estas descrições no Sumário precisam obedecer a ordem em que aparecem no trabalho.

sumario-abnt-05

E todos os espaços vazios que ficam entre a última palavra e o número da página deverão ser preenchidos com pontos, para ficar com a estética perfeita. Só tenha cuidado para não confundir um Sumário com um Índice ou então uma Lista, pois cada um tem suas próprias características ou funções.

sumario-abnt-03

E uma obrigatoriedade é que o Sumário sempre esteja antes mesmo da introdução, ficando logo no início do trabalho. Esta obrigação é para que seja possível uma rápida localização do que se deseja encontrar dentro do trabalho.

E é preciso ainda, seguir a mesma forma que foi empregada no trabalho.

O Sumário deve seguir todas as normas da ABNT

E a ABNT passou a recomendar que seja feito o alinhamento entre a numeração e os títulos de cada um dos capítulos presentes no trabalho, mas a norma diz apenas que é recomendável e não uma obrigatoriedade esta padronização do alinhamento entre os textos dos títulos.

Só que mesmo antes desta norma ser adotada, muitos já tinham adotado esta prática.

sumario-abnt-02

Uma dica importante para não ter erro na hora de fazer o Sumário, é lembrar que ele é sempre uma das últimas tarefas que deverão ser feitas, afinal, ele só pode ser realmente concluído se já tivermos o trabalho pronto para ser enumerado, com todas as suas divisões, seções, capítulos, etc.

Lembre-se de deixar a palavra “SUMÁRIO” sempre centralizada, toda em letras maiúsculas, em negrito e sempre utilizando a mesma tipologia da fonte que foi empregada nas seções primárias.

A palavra “Sumário” deverá ficar separada do texto utilizando um espaço de 1,5 entrelinhas.

34452