Skip to main content

Como fazer Referências Bibliográficas na ABNT

Quando se realiza um trabalho, de acordo com a ABNT, as “referências” devem ser feitas de forma padronizada, seguindo as normas para facilitar a leitura e compreensão do trabalho. A “referência” nada mais é do que um conjunto de elementos descritivos, que precisam ser padronizados.

E as referências bibliográficas podem ser feitas de várias formas, no quesito que diz que elas poderão ter uma ordenação alfabética, cronológica e sistemática que é quando a ordenação se faz por assuntos.

No caso de haver um ou mais autores repetidos, as referências às muitas obras de um mesmo autor deverá substituir o nome deste autor por um traço que é o equivalente a 6 espaços.

referencias-bibliograficas-01

E é preciso ficar atento à localização da referência que em geral podem vir nos seguintes locais:



  • Rodapé;
  • Final do capítulo;
  • Listas depois do texto, antecedendo os anexos;
  • ou ainda antecedendo os resumos, resenhas e também recensões.

Aspecto Gráfico das Referências

referencias-bibliograficas-02

Quanto ao aspecto gráfico, é preciso atenção à margem, pois as referências sempre devem estar alinhadas à margem esquerda e o espaçamento deve ser o “simples” entre as linhas e “duplo” quando for para separá-las.

Deverão ser usados pontos, sempre depois do nome dos autores, depois do título e também no final da referência. Dois pontos deverão ser utilizados sempre antes de subtítulo, também antes da editora e após o termo In:.

No caso das vírgulas, elas deverão se fazer presentes sempre depois do sobrenome dos autores, entre o Volume e o Número, depois da editora, depois do título da revista e também nas páginas da revista.

Ponto e vírgula somente deve ser utilizado seguido de espaço e serve para separar os autores. No caso do hífen, este deverá estar entre as páginas e também deverá vir entre as datas de fascículos quando estes não forem sequenciais.

Você deverá utilizar o parêntese quando precisar indicar grau, série e também quando for um título que venha a caracterizar uma função ou responsabilidade sendo de forma abreviada.

Os colchetes você irá usá-los quando precisar indicar os elementos de referência, os quais não se fizeram presentes na obra que foi referenciada, mas que são conhecidos.

Podemos utilizar a barra transversal mas somente entre números e datas de fascículos desde que não sejam sequênciais.

referencias-bibliograficas-03
E por fim, temos as reticências que são utilizadas no caso de ser preciso indicar supressão de títulos.

Maiúsculas ou Caixa Alta em Referências

Vamos utilizar letras maiúsculas ou caixa alta no caso do sobrenome do autor, para toda primeira palavra do título quando for o caso de começar a referência, para entidades coletivas, para os nomes geográficos quando vierem antes de um determinado órgão governamental e também em títulos de ventos, como congressos, entre outros.

referencias-bibliograficas-04

O “grifo” será utilizado nos títulos das obras que não estiverem iniciando uma referência e também nos títulos dos periódicos e nos nomes científicos.

No caso de consultar um vídeo ou áudio é preciso colocar o apelido, seguido do nome, ano de edição, o título que deverá ser em itálico, o local de publicação e a designação do material citada, por exemplo:

Cunha, A.V. (1988). Fado. Lisboa, Lusomundo. I disco vídeo (DVD). (110 min.)

No link abaixo você encontrará uma apresentação em Power Point que traz outros detalhes sobre as referências bibliográficas:
http://pt.slideshare.net/bela610/como-fazer-referncias-bibliogrficas

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...