Skip to main content

Como Fazer Notas de Rodapé no Padrão ABNT

Quando estiver fazendo um trabalho de acordo com as normas da ABNT, é preciso ficar atento à padronização que consta para as notas de rodapé, pois estas notas têm como principal objetivo o de informar ou fazer comentários a respeito do texto que está sendo lido, sendo estas notas ou comentários não indicadas para serem inseridas no próprio texto.

E o uso das notas de rodapé é mais comum do que se imagina e tem uma importância muito grande dentro de um trabalho que está sendo feito, porque graças a estas notas de rodapé, o leitor não terá que interromper a sequência da leitura que vem sendo feita e depois, quando achar conveniente, ele poderá consultar as notas de rodapé e conferir as informações adicionais ou comentários tecidos sobre o conteúdo.

Formatação das Notas de Rodapé conforme normas da ABNT

notas-rodape-01
Imagem ilustrativa de como deve se fazer

Sempre que se utilizam notas de rodapé em um trabalho, também estas notas deverão seguir uma formatação e o primeiro cuidado é que ela esteja separada do restante do texto por um espaço “simples” de entrelinhas e também por um traço horizontal que vai de um lado ao outro da folha, mas respeitando as margens à direita e também à esquerda.

Deverá ser utilizada a fonte no tamanho 10 e a entrelinhas deverá ser Simples.

A segunda linha, sempre deverá iniciar logo abaixo da primeira linha, de forma que possa ser destacado o indicativo e atente-se para o fato de que a numeração da nota sempre deve ser feita de forma contínua.



Exemplo Nota de Rodapé de Referência

notas-rodape-02

Para ficar mais claro a utilização, podemos utilizar este exemplo abaixo, assim ficará bem mais fácil o entendimento:

(no texto fica assim)
De acordo com Sommerville¹, todos os requisitos não funcionais, “são aqueles que não dizem respeito diretamente às funções específicas pelo sistema”.

(a nota de rodapé fica assim)
_____________________________________________________________________
¹ SOMMERVILLE, lan. Engenharia de Software. 6. ed. São Paulo: Addison-Wesley, 2003, p. 84.

E é preciso ficar muito atento à primeira nota de rodapé, que sendo de citação deverá ter todos os elementos que são essenciais à obra, já nas próximas indicações, basta utilizar as expressões latinas, por exemplo:

  • Apud – significado: citado por, conforme, segundo.
  • Ibidem ou Ibid – significado: na mesma obra, mudando apenas a paginação.
  • Opus citatum ou op. cit – significado: obra citada anteriormente na mesma página.
  • entre outras expressões.

Exemplo Nota de Rodapé Explicativa

notas-rodape-03

E temos ainda as notas de rodapé explicativas, que trazem uma breve descrição da marcação no texto, como vemos abaixo:

(no texto fica assim)
No ano de 2011 foi desenvolvido um website¹ para a loja de roupas, de forma que os clientes pudessem acompanhar os lançamentos pela internet, assim como, efetuarem suas compras online.

(a nota de rodapé fica assim)
¹Conjunto de páginas que podem ser acessadas pela internet.

Vídeo ilustrativo