Skip to main content

Margens ABNT – Como Configurar Margens no Word

Os trabalhos acadêmicos realizados de acordo com as normas da ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnica – servem para que o leitor ou o professor tenha maior facilidade na leitura e compreensão do trabalho realizado.

As normas da ABNT padronizam o trabalho, assim ficará mais fácil o entendimento e também a pesquisa quando as margens abnt precisam serem feitas.

Margens ABNT, como configurar seguindo as Normas ABNT

Um dos requisitos para garantir a padronização destes trabalhos é quanto as margens, sendo preciso adotar as medidas apontadas pela ABNT para que seu trabalho realmente fique dentro do que é pedido.
Anote as margens para o seu trabalho seguir os padrões da ABNT:

  • Margem inferior: 2,0 cm
  • Margem superior: 3,0 cm
  • Margem esquerda: 3,0 cm
  • Margem direita: 2,0 cm

E o texto do trabalho deverá contar com um espaço entre linhas de 1,5 cm a não ser para aquelas citações mais longas que devem utilizar espaços simples com um deslocamento de 4 cm para a margem e todo o texto precisa ser justificado.

margens-abnt-05



Configurando as margens no Word

Os estudantes sempre têm dificuldade na configuração de seus trabalhos pela ABNT, mas utilizando o “Word” fica muito mais fácil e também mais rápido e fazer o seu trabalho.

Para configurar as margens no Word de acordo com os padrões estipulados, abra o programa e na opção “Layout da Página” escolha a opção “Margens”.

margens-abnt-01

Vai depender muito da versão do Word para você localizar esta opção, por exemplo, no Word 2007 é fácil localizá-la, basta verificar na “Barra de Menu”, no alto do aplicativo, clicando na opção “Layout da Página” e então já terá acesso a uma barra com as ferramentas para configuração da página sendo que uma das primeiras é justamente a que faz o alinhamento das margens abnt.

A opção “Layout de Página” está presente em todas as edições do Word. No caso de você não encontrar, é só procurar com um pouco mais de calma entre as opções disponíveis no Menu que certamente você irá localizá-la.

Ao clicar em “Margens” você deverá escolher a última opção que é “Margens Personalizadas” e configurar as margens – superior, inferior, direita e esquerda – conforme as medidas já informadas no início deste artigo, que estão dentro das normas da ABNT, lembrando que a orientação da página deverá ficar como “Retrato”. O formato “Retrato” é o indicado para que seu trabalho fique todo na forma vertical.

margens-abnt-02
Outro detalhe importante é deixar pelo menos 1cm em “Medianiz” que configura um espaço para o caso do documento precisar ser encadernado.

margens-abnt-03

Neste mesmo quadro de configuração ainda será preciso ir na aba “Papel” para verificar se o tamanho do papel está como A4 e a largura é de 21cm com altura de 29,7cm. Se você não encontrar a opção de tamanho A4 então somente configure os valores informando a largura e também a altura e pronto, é só clicar em “Ok”.

margens-abnt-04

Seguindo exatamente estas orientações, você já estará com a margem configurada dentro das normas da ABNT, não sendo preciso configurá-las a cada nova página, pois a margem será padronizada para todo o trabalho independente do número de folhas que serão utilizadas.