Skip to main content

Como fazer Errata na ABNT

Durante a execução de um trabalho acadêmico é comum surgirem erros dos mais diversos tipos, por exemplo, erros de digitação, erro de formatação, erro de citação, entre outros vários tipos. Para reparar estes erros há a errata.

A errata é uma forma de corrigir estes erros. Neste artigo vamos falar sobre o que é uma errata e como fazê-la dentro das normas da ABNT.

O que é uma Errata na ABNT ?

Primeiramente, vamos definir o que é uma errata. A errata é um documento simples, onde devem ser identificados os erros que se encontram no trabalho. Neste documento, deve-se apontar o erro e indicar qual é a forma correta que o substitui.

Segundo as regras da ABNT, a errata é um elemento opcional e deve ser inserido logo após a folha de rosto. Deve ser apresentada em folha A4 avulsa e deve conter a referência do trabalho e o texto da errata. Ela deve conter o nome do autor do trabalho, título e subtítulo do trabalho, caso haja, a natureza do trabalho (tipo de trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetido e área de concentração), data de aprovação, nome, titulação e assinatura dos componentes da banca examinadora e instituições que pertencem.



Quanto à formatação, o título do item – ERRATA – deve ser centralizado, digitado em negrito e em letras maiúsculas (caixa alta). Todo o texto deve ser digitado com fonte 12 e espaçamento de 1,5 entrelinhas.

Vale lembrar que a errata só serve para trabalhos que já foram publicados e que não há a opção de corrigi-los.

No caso dos trabalhos realizados no decorrer do curso é importante que os mesmos sejam bem revisados antes de serem entregues, assim é possível fazer a correção dos erros antes da entrega final.

No caso de trabalhos já entregues, que o erro for identificado posteriormente, é possível fazer a errata e acrescentar ao trabalho entregue.

É importante ressaltar que as regras da ABNT, tanto para produção da errata, quanto para a formatação da mesma, devem ser seguidas à risca para que sejam aceitas pelos representantes da instituição. Trabalhos que não seguirem essas regras podem ser desconsiderados.