Skip to main content

Como fazer equações e fórmulas nas regras da ABNT

Todos que estão fazendo um TCC – Trabalho de Conclusão de Curso – se deparam com algumas dúvidas sobre as normas da ABNT. Como cada parte deve ser feita, qual a formatação correta, quais as regras para cada parte que compõe o trabalho. Enfim, são inúmeras dúvidas que podem surgir – e geralmente surgem sim.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas de como cada parte deve ser feita, seguindo as regras da ABNT. A ABNT é Associação Brasileira de Normas Técnicas e ela define a base normativa para o desenvolvimento tecnológico do país. Portanto, ela cria normas para exatamente tudo.

Neste artigo vamos falar sobre como fazer equações e fórmulas nas regras da ABNT. Em um trabalho de conclusão, sempre que for necessário escrever uma fórmula ou uma equação, elas devem ser destacadas de alguma forma.

Equações e fórmulas nas regras da ABNT

Pode ser em negrito, itálico ou alguma outra forma que o autor do trabalho julgue prudente. Se for necessário, elas podem numeradas com algarismos arábicos entre parênteses, alinhados à direita da página.



Outra forma de escrever uma fórmula ou equação é na própria linha do texto ou em uma linha separada. Caso o autor opte por escrever a fórmula ou equação na mesma linha do texto, isto é, na sequência normal do texto, é permitido que se use uma entrelinha maior para acomodar os elementos da fórmula, como expoentes, índices e outros, por exemplo.

No caso do autor optar por escrever a fórmula ou equação em outra linha, destacada do parágrafo, elas devem ser centralizadas para uma melhor leitura.

formula

Essas são as regras da ABNT para o uso de uma fórmula ou equação em trabalhos acadêmicos, sejam para conclusão de curso ou não. Todo trabalho realizado em ambiente acadêmico deve seguir estas regras para se adequar às regras estabelecidas pela ABNT.