Skip to main content

Dicas de espaçamento ABNT

Sempre que a instituição de ensino solicita um trabalho que precisa ser feito de acordo cm as normas determinadas pela ABNT, os alunos ficam mais apreensivos, mas não é preciso se preocupar, pois basta configurar o trabalho e pronto, já poderá dar início ao seu projeto.

Estas normas são importantes porque elas padronizam o trabalho, pois imagine só a confusão que seria se cada pessoa fizesse a configuração de acordo com seu gosto pessoal.

Mas graças às normas desta Associação, encontramos facilidade na leitura e pesquisa em um trabalho feito por outra pessoa, uma vez que tudo é padronizado.

Dicas de espaçamento ABNT no Word

Se você estiver fazendo um trabalho de acordo com as normas da ABNT e utilizar o Word, com certeza terá muito mais facilidade para deixar tudo exatamente como precisa ser feito, sem perder tempo e sem risco de cometer algum erro porque as configurações oferecidas pelo Word são fáceis de serem realizadas e aplicam-se a todo o documento.

Assim que abrir um novo documento no Word, você deverá ir em “Exibição” e marcar a opção “Régua”.



espacamento-abnt-02

Em “Layout da Página” você irá configurar as “Margens”, clicando em “Margens Personalizadas” e uma nova janela vai se abrir para você fazer a configuração necessária, de acordo com as normas da ABNT, respeitando os espaços:
Margem Superior: 3cm
Margem Inferior: 2cm
Margem Esquerda: 3cm
Margem Direita: 2cm
Lembre-se de ir na aba “Papel” e marca a opção “A4” para o formato da folha, com as medidas 21,0 X 29,7 cm.

 

espacamento-abnt-01

A configuração do Cabeçalho e do Rodapé também são importante e precisam ter a medida exata, pelas normas da ABNT sendo:
Cabeçalho: 2cm
Rodapé: 1cm

Qual fonte utilizar?

Há duas opções de fontes que poderão ser utilizadas. Ambas estão de acordo com a ABNT, então fica a critério de cada um escolher a fonte que desejar, são elas: Arial e a Times New Roman que geralmente é a mais utilizada, mas não é uma obrigatoriedade.
E independente da fonte que selecionar, o tamanho sempre deverá ser 12.

O “Recuo” e o “Espaçamento” também precisam de atenção para serem configurados de forma correta.
Na opção Parágrafo, que fica na aba “Início”, você vai escolher a opção para abrir a janela de “Parágrafo” e no campo “Alinhamento” deixar selecionada a opção “Justificada”.
Em seguida, configure da seguinte forma: Nível do tópico – com corpo do texto.

Na opção “Recuo” vá na área especial e selecione a primeira linha, sem seguida escolha 1,25cm.

E para que o “Espaçamento” fique exatamente como determina a ABNT, é preciso escolher no campo “espaçamento entre linhas” a opção “1,5 linhas”.

Quando chegar no “Modelo de Capa” utiliza o alinhamento “Centralizado”, inserindo em maiúsculo o nome da instituição, bem na primeira linha.
O “autor” você insere entre 2 e 4 espaços utilizando 1,5 de entrelinhas e se for vários autores, eles deverão ficar um em cada linha.

O “título” vem depois de 12 a 15 espaços de 1,5 entrelinhas e o “local” e o “ano” depois da última linha com o nome do título.

Releia algumas vezes todas estas normas acima e vai configurando aos poucos que você não encontrará dificuldades.