Skip to main content

Contra Capas ABNT

Se a vida na escola na maior parte do tempo é uma verdadeira festa na faculdade as coisas são muito diferentes. Existe muita cobrança e exigência, não dá mais para brincar!

Isso é sentido logo nos trabalhos entregues, que precisam seguir várias normas. Uma coisa que você precisa saber por exemplo é como fazer contra capas ABNT!

Ou seja, além de ter que produzir um conteúdo de grande rigor, que pede vasta pesquisa e escrita muito aprimorada os estudantes ainda precisam normatizar o trabalho que estão fazendo.

É claro que isso tem seu lado bom, mas para muitos é complicadíssimo, motivo de dor de cabeça, preocupação e notas baixas. Se você quer arrasar nos seus trabalhos de faculdade chegou a hora de saber como fazer contra capas ABNT, uma informação pouco passada, mas sempre valiosíssima! Confira!

Afinal, o que é ABNT?

Muita gente se preocupa em entender como seguir as normas da ABNT em seus trabalhos, mas a maioria sequer saber o que diabos a ABNT é! Você sabe? Não? Tudo bem, eu te explico!



ABNT é uma sigla para a seguinte expressão: Associação Brasileira de Normas Técnicas. Como o nome já nos permite inferir estamos falando aqui de uma organização que segue uma série de padrões rígidos, nesse caso para a formatação de trabalhos científicos.

A partir dessa formatação fica muito mais fácil fazer esses trabalhos, porque independentemente do tema eles precisam seguir essas normas, que servem para facilitar a sua pesquisa e também a sua leitura.

Ou seja, a princípio você pode achar que fazer um trabalho seguindo as normas da ABNT é um castigo daqueles, mas no fim isso pode se provar muito positivo e útil até mesmo para o seu projeto e também para a fomentação dos trabalhos científicos dentro do nosso país!

Como fazer contra capas ABNT – O que é uma contra capa?

A maioria das pessoas chega na universidade sem ter a menor ideia do que é uma contracapa. A explicação é simples: esse elemento raramente é pedido nos trabalhos de escola, então os alunos simplesmente não têm conhecimento da sua existência e da sua necessidade.

A boa notícia é que eu estou aqui também para te explicar o que é uma contracapa! É simples! Trata-se de uma folha que vem depois da capa no trabalho e que serve para descrevermos informações mais detalhadas do projeto, que não estão na capa. A contracapa também é chamada de folha de rosto.

Aproveite e veja também como fazer Capa de trabalho no formato ABNT.

Regras e execução

Depois de tanta explicação prévia chegou a hora de enfim sacar como fazer uma contracapa no estilo que a Associação Brasileira de Normas Técnicas nos pede!

É bom explicar que os elementos a seguir não são opcionais! Se o seu trabalho tem que estar dentro das regras da ABNT a sua contracapa vai precisar ter todas essas coisas. Listamos a seguir cada uma delas:

  1. O autor deve ser o primeiro item na sua folha de rosto. O certo é escrevê-lo em caixa baixa e também centralizado;
  2. É preciso colocar o subtítulo do seu trabalho, depois de pôr sinal de dois pontos;
  3. Deve haver uma nota de apresentação, que vai explicar que tipo de trabalho que você está fazendo (ou seja, definir se é acadêmico, se é pra conclusão do seu curso ou se é apenas uma monografia). Além disso, é preciso pôr o nome da sua instituição, do curso que está fazendo ou da disciplina;
  4. Também é fundamental pôr o nome completo do professor que está te orientando;
  5. É necessário colocar o nome da cidade e por fim o ano da entrega;

Seguem modelos de contra capas para download:

E pronto! Agora que você já sabe como fazer contracapas ABNT vai ser difícil não arrasar nos seus futuros trabalhos! Pode apostar e confiar, que vai ser sucesso!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votes, average: 4,67 out of 5)
Loading...