Skip to main content

Como utilizar EPÍGRAFE nas regras ABNT

“Epígrafe” trata-se de um título ou até mesmo uma frase que é utilizada como o tema para um determinado assunto, ou uma introdução para o mesmo. Quando se trata de uma obra literária, sempre é preciso tomar o cuidado de ter uma Epígrafe mais curta, uma breve citação, sempre no início da página ou então, podendo vir de forma mais destacada quando se inicia um novo capítulo.

É como se fosse um pequeno resumo que dá ao leitor uma ideia do que ele irá ler a seguir.

Mas quando se trata de uma Monografia ou até mesmo um TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, aí já é diferente, porque a epígrafe já passa a ser um simples elemento opcional.

Porém, quando utilizada de forma correta, a Epígrafe enriquece o trabalho, devendo vir sempre no início de cada novo título e sempre deverá ser relacionada ao tema que será abordado.

Utilizando Epígrafe pelas regras da ABNT

Pelas normas da ABNT, a Epígrafe nunca deve ser um título – EPÍGRAFE – que vem no topo da página, o indicado é que seja feita uma citação no final da folha, com fonte tamanho 12, utilizando Itálico, vindo entre aspas e com alinhamento justificado.



epigrafe-02

O Recuo deve ser de 7,5 cm à esquerda e Espaço de 1,5 entrelinhas. E o autor da citação sempre deverá vir entre parênteses com alinhamento à direita.

epigrafe-02

Quando se faz um trabalho, é comum que o autor tenha uma inspiração, ou queira utilizar uma frase para dar mais força ao trabalho. E claro que o autor do trabalho vai querer passar para a banca de avaliadores esta sua inspiração e isto pode ser feito, porém, dentro de um espaço próprio para registrar as inspirações e pensamentos que tenham influenciado o trabalho realizado.

Definição de Epígrafe pelas regras ABNT

Trata-se de uma página na qual o autor poderá inserir sua citação ou então a sua inspiração para o trabalho feito, ou uma frase que o tenha motivado à realização do trabalho.

epigrafe-03

Mas isto não significa que a citação precisa ser diretamente relacionada ao tema do trabalho, o importante é que a Epígrafe neste caso, tenha alguma relação com a inspiração que levou o autor ao desenvolvimento do trabalho.

O autor poderá utilizar a Epígrafe antes de partes do trabalho que sejam importantes, por exemplo, um determinado capítulo ou nas seções que forem maiores, utilizando pensamentos ou citações diferentes.
Mas no caso do autor utilizar várias Epígrafes, deverá manter uma padronização na formatação de todas elas.

Se o autor do trabalho optar pelo tamanho 10 para a fonte, então deverá escolher a fonte Arial e no caso de ser tamanho 12, a fonte utilizada deverá ser a Times New Roman.

E lembrando que, a Epígrafe tanto pode vir sozinha, separada em uma página exclusiva, logo no início do trabalho, ou se o autor preferir, poderá estar nas páginas de abertura dos capítulos principais.
Se utilizar a Epígrafe no início do trabalho, lembre-se de manter a mesma fonte do texto e sempre insira a autoria a citação logo abaixo, mas não precisa inserir a referência, basta o autor.