Skip to main content

Como fazer Citação Direta e Citação Indireta na ABNT

Para muitos, as normas da ABNT é algo “complicado demais” e até “desnecessário”, mas a verdade é que estas normas têm grande importância e ajudam na padronizam dos trabalhos, o que facilita a leitura do mesmo e a fácil compreensão. Confira dicas de como utilizar citação direta e indireta em seu trabalho de monografia e/ou TCC.

A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, é uma entidade privada, sem fins lucrativos, responsável pela Normatização Técnica do Brasil.

citacoes-abnt-04

E há vários temos que são encontrados nas normas da ABNT e é preciso conhecer cada um deles para saber fazer um bom trabalho, por exemplo, “Anexo” são elementos que podem ou não ser incluídos quando necessário for e se difere dos Apêndices porque se trata de um material que não foi elaborado pelo autor.

O “Apêndice” é como se fosse um complemento, elaborado pelo autor do trabalho e é sempre digitado em letras maiúsculas e também em negrito.



Tem a “Capa” que é obrigatória em todo trabalho, servindo para proteger e também trazer informações indispensáveis a respeito do conteúdo daquele trabalho.

Tem a “Epígrafe” que é uma ‘citação’ e ‘autoria’ utilizada pelo autor no trabalho sempre que se achar algo interessante no decorrer do trabalho e estas “Epígrafes” geralmente estão logo nas primeiras páginas.

E assim são muitos os termos utilizados pelas normas da ABNT e um que ainda continua trazendo muitas dúvidas é quanto à Citação Direta e Indireta, pois muitos ainda não sabem o que é esta “Citação” e nem quando uma ou outra deverá ser utilizada.

Para ficar mais fácil de compreender, podemos dizer que a “Citação” é uma menção que foi feita a respeito do trabalho realizado, porém, foi elaborada por uma outra pessoa que não seja o próprio autor do trabalho, tendo sido extraída de uma outra fonte.

Quando estamos desenvolvendo um trabalho é muito comum que “copiemos” parte do conhecimento de uma outra pessoa, mas para não entrar como uma “cópia” nos eu trabalho, é preciso fazer a tal “Citação”.

E a “Citação” não significa que você não foi capaz de pensar algo interessante, mas ajuda a ilustrar com outras fontes, o seu trabalho, o que é muito valorizado, inclusive. O que não podemos fazer nunca, é usar algo que foi criado por outra pessoa como se fosse de nossa autoria, isto realmente é uma cópia.

A citação é bem diferente, pois ela mostra o quanto você tem conhecimento sobre o assunto, a ponto de conhecer outras obras e assim poder citá-las.

citacoes-abnt-03
Definindo citação

Basicamente, são 3 os tipos de Citações:

  • Citação Direta;
  • Citação Indireta;
  • Citação de Citação.

Falaremos então das citações Diretas e as Indiretas.

Citação Direta

citacoes-abnt-01
Definição Citação Direta

A citação Direta é quando você faz em seu trabalho uma transcrição textual totalmente fiel de algum outro trabalho, por exemplo, se você for realizar uma consulta sobre um autor e precisar citar uma frase ou trecho do trabalho deste autor para ilustrar o seu trabalho, então você poderá citá-la, fazendo a transcrição exata do texto, frase ou parágrafo e neste caso deverá utilizar de Aspas Duplas para identificar a citação, podendo ser de 2 formas:

  • Citando e em seguida referenciado, fazendo a chamada pelo nome da pessoa que, quando for no final da citação, deverá estar entre parênteses e ter o sobrenome do autor sempre em letras maiúsculas e logo em seguida, o ano de publicação do artigo e também a página da qual você retirou a citação.
  • Referenciando primeiro para depois citar, é o caso do nome do autor ser digitado normalmente, utilizando-se somente a primeira letra em maiúscula e logo em seguida inserir o ano e também a página da citação feita.

Podemos dizer então que a Citação Direta é a cópia fiel de um texto, seguindo exatamente o original, inclusive as palavras que estiverem grifadas ou em negrito, vindo com a seguinte observação: “grifo do autor”.

Citação Indireta

citacoes-abnt-02
Definição Citação Indireta

A citação indireta ocorre quando você faz um trabalho e no final sua conclusão fica bem parecida com a de outro autor, só que mesmo assim você não quer fazer uma “cópia” das palavras do outro autor, quer utilizar suas próprias palavras, então é feita uma citação indireta, pois a citação será “baseada” em outro texto.

Da mesma forma, faz-se necessário citar o autor, ano de publicação do texto, podendo ou não citar a página.

E a citação indireta pode ter mais de um autor, já que você consulta várias obras para chegar à sua própria conclusão, mas poderá citar as informações referentes aos trechos destes autores.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votes, average: 4,70 out of 5)
Loading...