Skip to main content

Como fazer Citação Direta Curta e Citação Direta Longa

Dentro de um trabalho que segue as normas da ABNT, as citações precisam seguir as regras definidas pela Associação. Porque é de suma importância dar ao seu trabalho a credibilidade que ele tem e para isto utiliza-se as citações que ajudam a firmar as ideias por você expostas.

Citar as ideias de uma outra pessoa é diferente de copiar material alheio, além de fortalecer a sua mensagem passada através do trabalho. E as citações comprovam que o trabalho que você realizou, é resultado de uma ampla pesquisa feita anteriormente e que também demonstra o seu conhecimento sobre o assunto.

Quando temos muitas citações dentro de um trabalho, temos a certeza que o autor é uma pessoa que se interessa pelo assunto, que leu bastante e dominga o que está falando, tanto é que há tantas citações, que são textos de outras pessoas que veem a confirmar todo o trabalho que você realizou.

citacao-direta-05

E pode ter certeza que as citações só vão aumentar a qualidade científica de sua atividade e ainda facilita ao leitor, caso ele queira, comprovar de onde é a fonte dos textos que foram citados, o que permite que este leitor possa se aprofundar no assunto, tendo acesso ao outros trabalhos, que condizem com o que você informou.



Como funciona a  Citação Direta

Agora que conhecemos a importância de uma citação dentro do trabalho, é hora de aprender quais são as citações e de modo especial, a Citação Direta e como fazê-la.

A Citação Direta, de acordo com a norma NBR 10520, trata-se da “transcrição literal da parte da obra do autor consultado” e justamente por isto, nenhum elemento deverá ficar de fora, nem sinais gráficos, pontuações, nada enfim.

Tudo deve ser rigorosamente transferido, sendo mesmo uma cópia fiel do texto citado pelo autor daquela mensagem.

citacao-direta-01

 

E a Citação pode ser Direta ou Curta, vamos aprender a fazer cada uma delas.

Citação Direta Curta

Para fazer uma citação direta curta, temos que respeitar o limite máximo de 3 linhas. E estas 3 linhas deverão ser utilizadas entre aspas. Se for inserida no parágrafo, vem então o nome do autor(es) seguido da data e também do número da página a qual foi consultada.

Mas se a citação direta curta for no final da citação, então vem o sobrenome do autor(es) acompanhado da data e também do número da página referida.

citacao-direta-03

Citação Direta Longa

Para fazermos uma Citação Direta Longa, como é de se supor, deve-se ter mais de 3 linhas e também precisa vir em um parágrafo totalmente distinto, utilizando-se o espaçamento “simples de entrelinhas”.

A fonte deverá ser 10pt e o recuo neste caso deverá ser de 4cm em relação à margem esquerda.

Importante ressaltar que ainda temos a “Citação Direta: Citação da Citação”, que como o nome já diz, é a citação de um texto de um determinado autor que se referiu a um outro autor, devendo ser utilizada apenas quando não há possibilidade de ter acesso ao autor original.

citacao-direta-04

E temos ainda a “Citação Direta – Omissão”, que é um recurso que pode ser utilizado nos casos onde não é preciso citar o texto por completo, de forma integral, mantendo o sentido do texto original inalterado e este recurso é sinalizado pelo uso de reticências entre colchetes, ficando assim:
[…]

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...