Skip to main content

Capítulos e subcapítulos na ABNT

Sempre ao realizar um trabalho acadêmico, seja um trabalho do decorrer do curso, ou um trabalho de conclusão de curso, o famoso TCC, surgem dúvidas de como adequar o trabalho às normas da ABNT.

A ABNT é a Associação Brasileira de Normas Técnicas que define a base normativa para o desenvolvimento tecnológico do país.

Portanto, ela cria regras para tudo e essas regras devem ser respeitadas, para que haja uma padronização.

Capítulos e Subcapítulos – Regras específicas

Quanto ao desenvolvimento de capítulos e subcapítulos há regras específicas e é sobre elas que vamos falar neste artigo.

Primeiramente, os capítulos devem sempre começar em uma nova folha, separados da numeração apenas por um espaço.



Eles devem ser alinhados à esquerda, em negrito, com letras maiúsculas e fonte tamanho 12. Eles devem ser separados do texto que os sucedem por um espaço de 1,5 entrelinhas, assim como os subcapítulos, que também são separados do texto que os antecedem e os sucedem por um espaço de 1,5 entrelinhas.

Caso o título ocupe mais de uma linha, ele deve ser alinhado abaixo da primeira letra da primeira palavra do título, a partir da segunda linha, e não abaixo do número que identifica o capítulo.

Os títulos das seções devem ser destacados gradativamente no sumário, utilizando os recursos de negrito, itálico ou sublinhado, ou outros recursos.

Dicas importantes e recomendações

É importante que eles estejam exatamente iguais à forma que estão no corpo do texto.

As seções primárias devem ser escritas em caixa alta e negrito. Já as secundárias, devem ser escritas também em negrito, porém somente a primeira letra deve ser maiúscula.

As terciárias devem ser escritas com fonte em itálico e também somente a primeira letra em maiúsculo. As seções quaternárias são escritas normalmente e as quinárias são sublinhadas.

Recomenda-se também um recuo de 1,25 cm na primeira linha de cada parágrafo. O alinhamento deve ser justificado e o espaçamento de 1,5 entrelinhas.

Essas são as regras da ABNT para a identificação de capítulos e subcapítulos e é importante que elas sejam respeitadas nos trabalhos acadêmicos para uma melhor leitura de todo o material produzido, bem como para facilitar a localização de capa parte do trabalho.