Skip to main content

Capa de Trabalho ABNT

A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – é o órgão responsável por todas as normalizações técnicas do país, é a ABNT uma entidade sem fins lucrativos, de utilidade pública. É responsável pelo conjunto de normas que ajudam a elaborar os mais diversos trabalhos, inclusive os científicos como monografias, teses, entre vários outros.

Os profissionais contam com as diversas normas que são editadas pela ABNT para garantir maior qualidade e uma padronização para todos.

No caso de trabalhos solicitados pelas instituições, é preciso seguir as regras da ABNT, como a capa, capa de rosto, sumário, etc.

As escolas, universidades, faculdades e até mesmo as escolas técnicas devem seguir as normas que são estipuladas pela ABNT, para que o trabalho escolar ou até mesmo o acadêmico possa seguir uma padronização e assim todos os trabalhos terão o mesmo padrão, o mesmo tamanho das fontes, espaçamento e por isto precisam ser seguidas à risca.

Aprenda a fazer uma capa de trabalho pelas normas da ABNT

Todo trabalho começa pela capa e esta merece uma atenção ainda mais especial porque será a primeira impressão que as pessoas terão de tudo o que foi feito e que está guardado ali dentro. Se você capricha no trabalho mas não faz uma capa adequada, poderá até perder pontos.
Porém, uma capa feita dentro das normas da ABNT além de garantir uma primeira boa impressão para seu trabalho, poderá resultar em alguns pontos a mais na nota final, então é bom caprichar também na capa.



O primeiro passo neste caso é consultar a sua instituição de ensino para saber se ela possui padrões específicos, pois neste caso eles deverão ser obedecidos.

Geralmente, a capa do trabalho é composta pelo nome da instituição de ensino que vem no topo da capa. Um pouco abaixo vem o nome do aluno.

NO meio da capa em letras maiúsculas temos o título do trabalho, abaixo o subtítulo e quase que no rodapé da capa, o local e também o ano.

 

capa-abnt-01
Modelo de capa 01
capa-abnt-02
Modelo de capa 02

Padrão a ser seguido para uma capa de trabalho ABNT

  • O nome da instituição deverá estar centralizado e se tiver uma sigla, esta deverá ser inserida, sempre utilizando letras em negrito.
  • 3 parágrafos abaixo vem o nome do autor que deverá ser em letras maiúsculas porém, não poderão estar em negrito.
  • Bem no centro da capa, vem o Título do trabalho, todo em letras maiúsculas e também em negrito. Se houver um subtítulo, este deverá vir logo abaixo, também em letras maiúsculas mas sem usar o negrito.
  • E no final da capa, mais precisamente nas últimas 2 linhas, deverá ser informado o local, de forma centralizada, informando a cidade e o estado e na linha de baixo a data.

Seguem ilustrações abaixo:

capa-abnt-06
Como podem observar, você precisará utilizar as fontes e tamanhos citados na imagem acima.

 

capa-abnt-05
Observe que as margens devem ser seguidas rigorosamente.

 

O nome do professor não deverá estar na capa do trabalho, pelo menos de acordo com o padrão, a não ser que a instituição de ensino assim o peça, por isto é importante consultar a mesma para ter esta e outras orientações na confecção da capa do trabalho de forma correta.

CAPA DE TRABALHO ABNT – MODELO PARA DOWNLOAD

Caso ainda tenha dificuldade, assista o vídeo abaixo: