Skip to main content

Como fazer Bibliografia ABNT

Para realizar um trabalho acadêmico é preciso seguir as normas determinadas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, pois assim todos os trabalhos ficarão padronizados, facilitando para quem corrige e também para quem ler estes trabalhos.

A ABNT é uma instituição sem fins lucrativos e cada instituição pode vir a adotar as normas estipuladas por esta Associação, ou não.

Ao estipular tais normas, a ABNT procura padronizar os trabalhos, para que eles tenham uma linguagem uniforme. E são vários itens que precisamos observar para que o trabalho fique totalmente dentro do que estabelece a ABNT e um dos itens a ser observado é a “Bibliografia” que é a parte do trabalho onde iremos registrar todos os livros, documentos, impressos e todas as demais gravações sobre um tema que tenha servido de inspiração para nossa pesquisa.

bibliografia-02

A Importância de uma Bibliografia na sua monografia

Em uma bibliografia devemos inserir todas as referências bibliográficas, identificando cada uma das referências que utilizamos no trabalho, podendo utilizar vários elementos como o autor, editora, locação da edição, título, etc.



Sempre escrevemos um trabalho, seja para a faculdade ou uma escola, sempre fazemos várias pesquisas em outros trabalhos já realizados, em livros, declarações, pesquisas, etc., sendo mais do que justo que venhamos a dar crédito a estas pessoas que serviram de inspiração para nós, nos esclareceram dúvidas e nos ajudou a esclarecer alguma questão.

Por isto é tão importante que saibamos fazer a bibliografia corretamente, pois ela é de grande importância dentro do trabalho que realizamos.

Como fazer corretamente uma Bibliografia ABNT

As instituições de ensino sempre exigem a Bibliografia nos trabalhos solicitados porque sabem que obrigatoriamente os alunos irã precisar recorrer a muitas fontes de informações, pesquisando trabalhos de outras pessoas.

bibliografia-03

Sendo assim, sempre que copiarmos um texto, ou simplesmente uma frase e até mesmo a ideia de uma outra pessoa, que tenha publicado em um livro, site ou qualquer mídia, precisamos mostrar de onde buscamos aquela informação.

Uma forma fácil de fazermos a bibliografia é ir anotando, à medida em que desenvolvemos o trabalho, todas as fontes que serão citadas, assim, quando chegarmos ao final já estaremos com esta parte pronta e sem erros, além de ganharmos tempo. Se deixar para fazer a bibliografia no final do trabalho, as chances de cometer erros serão grandes, além de tempo que irá perder.

Quanto à formatação, atente-se para os seguintes detalhes:
Sempre que citar nome de livro ou revista, este deverá estar sempre sublinhado.
Coloque a bibliografia toda em ordem alfabética.

Para autoria pessoal, sempre inicie com o último sobrenome e em letras maiúsculas, em seguida vem os prenomes, por exemplo:
RAMOS, Marília Queirós da Silva.

No caso dos sobrenomes que indicam parentesco seria:
MACHADO NETO, Antônio Luís.

Para bibliografia de jornais, vem o título do artigo, título do jornal, o ano, mês, dias e número das páginas usadas. Se este artigo tem um autor, então coloque-o antes do artigo.

Em bibliografia de filmes, vem o nome do filme, depois o seu realizador, o editor e por fim o ano.
Para bibliografia de CDs comece com o nome do artigo, seguido pelo nome do CD, o local, editor e ano.

bibliografia-01

E como é cada vez mais comum realizar pesquisas na internet, neste caso a bibliografia deverá ter:
o último nome, depois o primeiro nome, o título da página, a data em que acessou o site para realizar a pesquisa e a organização, pessoa ou empresa responsável por todo o conteúdo do site. E insira o endereço do site sempre entre os caracteres < >.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votes, average: 4,90 out of 5)
Loading...