Skip to main content

Apresentação gráfica nas normas da ABNT

A ABNT é a Associação Brasileira de Normas Técnicas que define a base normativa para o desenvolvimento tecnológico do país.

Portanto, ela cria regras para tudo e essas regras devem ser respeitadas, para que haja uma padronização.

Sendo assim, há também regras para os trabalhos acadêmicos.

Essas regras definem como o trabalho deve ser realizado, o que deve ou não constar nele, como esses elementos devem ser dispostos no trabalho, etc.

Neste artigo vamos falar sobre o trabalho acadêmico em si, isto é, sobre como deve ser a apresentação gráfica de um trabalho acadêmico, segundo as regras da ABNT. Apresentação gráfica inclui tudo que diz respeito à parte gráfica do trabalho acadêmico, ou seja, o papel utilizado, a fonte, o espaçamento e outros detalhes. Então, vamos a eles.



Primeiros passos da Apresentação gráfica

Primeiramente, os trabalhos acadêmicos devem ser produzidos em papel formato A4 (21,0cm X 29,7 cm), branco ou reciclado, digitado ou datilografado somente no anverso da folha, isto é, somente na parte da frente da folha.

A letra do texto deve ser Times New Roman ou Arial número 12 (doze), o tamanho da letra do rodapé ou de citações extensas deve ser número 10 (este último, opcional). O espaçamento entre as linhas deve ser de 1,5 e o alinhamento de todo o trabalho deve ser “justificado”. E o espaçamento entre os parágrafos deve ser de 6 pt.

Também há regras quanto às margens de cada parte específica do trabalho. Deve haver um recuo de 2 cm na primeira linha de cada parágrafo, e o recuo de toda a página deve ser de 2 cm de recuo esquerdo e nenhum de recuo direito. A margem direita e a margem inferior devem ter um espaçamento de 2 cm, e a margem superior e margem esquerda devem possuir um espaçamento de 3,5 cm.

Quanto à numeração de páginas, estas devem ser em algarismos romanos contadas desde a folha de rosto e expressas (a partir da primeira folha após a folha de rosto, até a última página antes da Introdução) e deve ser posicionada no canto inferior direito da folha (I, II, III… ou conforme orientações da instituição que solicita).

Já a indicação de paginação do corpo do trabalho (a partir da Introdução) deve ser embaixo à direita e em algarismos arábicos (1,2,3…)

.

Estas são as regras da ABNT para a apresentação gráfica de um trabalho acadêmico.